sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Quem tem medo de Cardinot? Um pouco da história e da carreira do caçador de “Almas Sebosas”

Por Gabriel Dourado
Ao contrário do que muita gente pensa, o “homem da verdade” não é pernambucano. Joslei Cardinot Meira nasceu em Salvador/BA em 09 de abril de 1964. Seu primeiro trabalho também não foi por aqui: em 1978, aos 14 anos, Cardinot percebeu que gostava de comunicação, quando fez uma pequena participação em um programa na Rádio Cultural de Campos, no Rio de Janeiro.
Em 1984, começa a ganhar destaque em Pernambuco, pelas ondas da extinta (para nós) Rádio Globo AM. Paulo Roberto, como era chamado na época, estreou um programa na policial na emissora a convite e sugestão de Samir Abou Hana. Desde então a audiência da emissora e a voz de Cardinot começavam a ganhar ouvintes em todo o estado. Antes do sucesso do programa investigativo, Cardinot chegou a apresentar um programa musical voltado para os jovens na própria Rádio Globo.
Na década de 1990, com o “fim” das atividades da Rádio Globo Recife, Cardinot se transfere para a Rádio Clube AM, por onde apresentou seu programa até 2003. Ainda nos Associados Pernambuco ganhou um programa de Tv próprio, o “SOS Cardinot”, que era exibido nas manhãs de Sábado na Tv Guararapes e sempre apresentavam as matérias policiais destaques da semana, feitas pelo próprio Cardinot. Pouco tempo depois passou a ter um espaço diário com o “Pernambuco Urgente” exibido na faixa das 13:00.
Em 2003, Cardinot foi contratado pela Tv Tribuna, levando seu programa de Rádio para a 103 FM, na Tv seu programa, “Cardinot na Tribuna” e seu nome foram se tornando cada vez mais populares, ele tinha a missão de alavancar a audiência para o programa que vinha em seguida, o “Tribuna Show”, e sempre conseguia alcançar a liderança no Ibope.
No final de 2005, Cardinot assina contrato com a Tv Jornal e lá começa a apresentar o “Bronca Pesada”, o programa era a marca registrada do próprio apresentador. Que não escondia a satisfação de deixar a emissora e seu trabalho em 1º lugar no Ibope. No rádio, em 2009 deixou a 103, que passou a ter uma programação segmentada ao público jovem e retransmitir a Rede Mix de Rádio e foi pra 102 FM.
Depois de pouco mais de Cinco anos a frente do “Bronca Pesada”, Cardinot resolveu não renovar o contrato com a Tv Jornal, motivos e especulações não faltaram. Alguns disseram que sua saída foi motivada pela proibição do uso das redes sociais pelos apresentadores da emissora, outros de que seria uma decisão do apresentador contra uma decisão da emissora em demitir funcionários com mais de 65 anos.
Poucos dias depois de sua saída da Tv Jornal, Cardinot já era apresentado como novo reforço no time de profissionais da Tv Clube Pernambuco, onde estreou o programa “Cardinot Aqui na Clube” no dia 25 de Julho.
Existe um boato (ou mesmo vontade do povo pernambucano) de que o apresentador poderá, muito em breve, passar a integrar o time de profissionais da Rede Bandeirantes, mas até agora nada confirmado.

Um comentário: